7 ideias para montar um stand inovador - Ale Borges - Web | Designer Gráfico
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7 ideias para montar um stand inovador

Participar de feiras e eventos é uma ótima oportunidade para ampliar os negócios e fortalecer os relacionamentos com o público.

Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico definido, contratar o time ideal para trabalhar no grande dia, e pensar em como desenvolver um layout de stand poderoso. Afinal, o stand precisa transmitir a personalidade da sua empresa com clareza, sofisticação e elegância.

Vamos às dicas!

1. Considere o evento

O ponto de partida é considerar o evento na sua totalidade. Avalie a infraestrutura, quem são os concorrentes, o perfil do público-alvo, a planta, os fornecedores e outros aspectos que sejam relevantes.

Essa análise é importante para você estabelecer os objetivos a serem alcançados e, é claro, dar uma boa espiada em eventos passados da concorrência. Afinal, a ideia é que o seu stand fique muito mais atrativo, concorda?

 

2. Pense na experiência das pessoas

Ao pensarmos em um layout de stand, também devemos focar em proporcionar uma ótima experiência a todas as pessoas. Ou seja, mais do que ter um espaço lindo e atrativo por fora, é importante investir no conforto e no bem-estar dos participantes, aqueles que resolveram passar para conhecer a sua marca.

Uma dica interessante é sempre ter estratégias inteligentes e criativas para chamar a atenção. Por exemplo:

  • lançamento de um produto exclusivo
  • realidade virtual ou aumentada
  • cabines fotográficas
  • totens interativos

 

3. Crie uma identidade visual marcante

A identidade visual do seu stand precisa estar diretamente relacionada com as estratégias da sua marca. Então, utilize as mesmas cores e a mesma simbologia e tipografia de todos os materiais da sua empresa (redes sociais, site, blog, flyers, catálogos etc.).

Criar uma identidade visual de impacto é fundamental para fortalecer a sua marca na mente do consumidor, uma vez que ela é o primeiro contato que o público tem com a sua empresa. Logo, não poupe esforços nessa tarefa!

 

4. Foque na cenografia

A cenografia pode ser responsável por atrair (ou afastar) os seus clientes. Sendo assim, não pense duas vezes antes de buscar uma empresa especializada para criar um ambiente perfeito para os seus visitantes.

O layout deve ser limpo, organizado e estratégico. Também faz diferença caprichar na iluminação, pois ela é essencial para direcionar a atenção dos clientes — você pode usar as luzes para destacar os pontos mais importantes do seu stand.

Ah, jamais deixe itens de funcionários, bolsas e outros acessórios expostos no local, está bem? Objetos pessoais à mostra dão um aspecto pouco profissional ao ambiente.

 

5. Misture tons de cores com cautela

Tenha cautela ao misturar tons de cores no seu stand. Como explicamos, é melhor trabalhar com a identidade visual que habitualmente você usa no dia a dia da sua empresa.

Claro que, contando com profissionais qualificados, é possível incorporar novas paletas de cores para atrair o público para o seu stand. No entanto, é imprescindível que todo o layout tenha relação direta com os serviços e produtos que a sua marca oferece.

Tendo em vista que as cores são interpretadas de maneiras diferentes e causam emoções e sensações distintas, não exagere nas saturações. Em muitos casos, “menos é mais” — máxima que se aplica à criação de layout de stand.

 

6. Faça uma decoração impecável

Uma boa decoração serve para mostrar ao público como você apresenta os seus produtos e serviços de um modo geral. Além disso, trata-se de um dos principais pontos que levam o cliente a pensar: “vou entrar nesse stand para conhecer essa marca!”. Portanto, invista em materiais de qualidade como:

  • totens publicitários
  • painel de tecido iluminado
  • banners
  • vitrines interessantes
  • displays interativos

 

Lembre-se de que a decoração é um excelente recurso para destacar o seu produto. Nesse cenário, vale ressaltar que toda a apresentação visual importa: os folders, os brindes e até mesmo o uniforme da sua equipe precisam estar sintonizados para expor ao público a melhor imagem da sua marca.

 

7. Tenha sempre um diferencial competitivo

Pense bem: por que o cliente deve entrar no seu stand e não no da concorrência? O que você faz de diferente para se destacar? Se você fosse um cliente comum, entraria no seu stand?

Leve em conta que os seus principais concorrentes estarão lado a lado, então é fundamental pensar fora da caixa para conquistar o interesse do consumidor.

Além de presentear com brindes básicos, servir “comes e bebes” e pensar na experiência das pessoas, procure executar estratégias a mais para que o cliente fique curioso em conhecer melhor a sua empresa. Aqui, vale sortear brindes mais caros e até contratar personalidades (ou outras atrações interessantes) para movimentar o seu stand.

O mais importante é apostar em algo que a concorrência não tenha, que seja inovador e garanta mais visitas ao seu stand. Mas, atenção: todas as ações devem ser criadas em conjunto com o planejamento estratégico do seu evento, a fim de alinhá-las aos objetivos da sua marca. Afinal, de nada adianta inovar demais e não ter retorno algum.

Contar com um layout de stand atrativo é essencial para sair na frente da concorrência e proporcionar uma experiência única ao público. Ao contrário, se você não se preocupar com esse fator, provavelmente a sua marca passará despercebida e perderá ótimas oportunidades de negócio.

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Fonte (adaptado):
grupodeeventos.com.br