As 3 coisas fundamentais antes de começar a criar - Ale Borges - Web | Designer Gráfico
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As 3 coisas fundamentais antes de começar a criar

Cada um tem um jeito próprio de ser, de se vestir, de se expressar e também de criar. Com os profissionais de design não é diferente (ainda bem!).

A área de criação é uma atividade que une muito conhecimento, pesquisa, intuição, planejamento, foco e claro, criatividade. E nem sempre nessa ordem.

Conforme vamos ganhando experiência, vamos adotando nosso próprio esquema de trabalho. Quando comecei fazia os rafes à mão pra só depois passar para o computador. Sem querer acabei mantendo essa característica. Tenho sempre papel e lapiseira por perto.

Mas antes de botar a mão na massa e sair criando, há 3 coisas importantíssimas que me ajudam a solidificar a ideia criativa. É através delas que obtenho embasamento suficiente para justificar as criações junto ao cliente, na hora de apresentar os layouts.

 

1. Ter um briefing bem preenchido

Sem um briefing bem preenchido (de verdade!), a chance do trabalho ser refeito é enorme. O briefing é o melhor meio para o cliente pautar suas dificuldades, anseios, reclamações, além de pontuar os requisitos básicos para fazer o designer imergir no mundo dele.

O briefing deve conter perguntas detalhadas sobre o que será desenvolvido, como funciona o mercado do cliente, quais os problemas enfrentados por ele, perfil do consumidor, funcionalidades, dimensões, valores de investimento, mídias envolvidas, como atua a concorrência etc.

Com isso em mãos, evitamos retrabalho, insatisfação e perda de tempo de ambas as partes.

 

2. Visualizar o problema

Após ler o briefing e tirar todas as dúvidas com o cliente, consigo visualizar onde estão os problemas. Por isso é importante que o designer seja uma pessoa antenada com o que acontece no mundo. Estar bem informado é crucial.

Não basta ler livros de construtivismo russo, fazer cursos de design thinking, seguir os trabalhos desse ou daquele designer no Instagram, se você não se interessa por economia, marketing, psicologia, vendas, empreendedorismo, atualidades etc. A compreensão do problema só virá se você estiver familiarizado com o mercado do cliente.

Daí a importância do briefing. É através dele que podemos utilizar nosso conhecimento e experiência para solucionar os problemas do cliente.

 

3. Pesquisar

Visualizado o problema, chegou a hora da pesquisa. Aqui cabe a pergunta: “A concorrência de seu cliente já superou o problema encontrado? De que forma? Como podemos melhorar ainda mais?

É fundamental pesquisar e entender o que se passa no mercado do cliente. Assim, é possível perceber as tendências, analisar os erros dos concorrentes e avaliar quais pontos podem ser melhorados.

Nem sempre o que a concorrência faz é melhor para o negócio do seu cliente. Não se trata de copiar soluções já obtidas, mas sim, detectar brechas e estimular insights que valorizem ainda mais a criação.

A pesquisa é um aliado importante que pode até trazer dados que nem seu cliente sabia. A partir daí, já temos material suficiente para começar a criar.