A importância do briefing de criação - Ale Borges - Web | Designer Gráfico
16742
post-template-default,single,single-post,postid-16742,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

A importância do briefing de criação

Para desenvolver um projeto gráfico é crucial que tenhamos um bom briefing preenchido. Ele vai permitir que todos os profissionais envolvidos tenham uma orientação clara sobre o objetivo do trabalho e, além disso, proporcionar liberdade suficiente para que sejam apresentadas ideias e soluções. Inclusive, serve de base para os cálculos de orçamento e prazo de conclusão do projeto.

Nenhum e-mail com instruções, telefonemas demorados, conversas no Whatsapp ou reuniões pessoais podem substituir um briefing de criação.

 

Mas o que é um briefing?

De acordo com o Dicionário Oxford temos: “Ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico)”.

Dessa forma, o briefing criativo não é um manual do usuário que descreve o processo criativo como tal. Também não é uma descrição do resultado desejado. Um briefing criativo é uma estrutura que pode ajudar o processo criativo, fornecendo orientação para permanecer no caminho certo e permitindo liberdade suficiente para a criatividade.

 

Por que precisamos de um briefing de criação?

Precisamos de briefings quando temos um problema que outra pessoa irá resolver. Simples assim! É a maneira mais prática de transmitir todas as informações a outra pessoa num só documento.

 

Como é um briefing de criação?

É um documento (no meu caso, envio um DOC com algumas perguntas para o cliente) que descreve as metas, objetivos e marcos de um projeto de design. É parte crucial do projeto de design, pois ajuda a desenvolver a confiança e o entendimento entre o cliente e o designer.

É tão importante quanto um contrato e serve como um ponto de referência essencial para ambas as partes. Isso garante que importantes questões de design sejam consideradas e discutidas antes do trabalho começar.

 

Para mantê-lo curto e simples, existem alguns elementos que não podem ser deixados de fora:

 

Descrição do projeto

Uma breve descrição do que precisamos fazer: O que sabemos sobre a tarefa? O que é esperado? Um novo design? Uma nova ideia? Um site existente para redesenhar? Um novo logotipo? Que problema precisamos resolver com isso?

 

Escopo do projeto

Aqui serão fornecidos mais detalhes, dependendo do tamanho do projeto. O que se espera, quantas páginas, quais funcionalidades teremos… É fundamental ser o mais específico possível.

Além disso, há o mito de que o designer é capaz de resolver todos os problemas, desde UX até UI e acabar desenvolvendo um site completo e resolvendo também rankings de SEO, sem falar em toda a presença nas redes sociais. É de grande importância esclarecer bem o que está e o que não está incluído no escopo.

 

Objetivos

Os objetivos variam bastante.

Pode ser uma meta mensurável fornecida pelo cliente, por exemplo: um KPI (Indicador Chave de Desempenho) de aumento de vendas ou participação de mercado.

Pode ser um ajuste ou mudança de conceito relacionado a um produto/serviço, por exemplo: aumentar a conscientização do público-alvo.

Pode ser ainda um objetivo direto de comunicação: aumentar o número de cadastros ou downloads de um aplicativo, entre muitos outros.

 

Público-alvo

Para quem é este produto? Quem vai usar, quando e por quê? Deve ser o mais específico possível, já que designers trabalham com personas em mente.

 

Estilo geral e aparência

Parte importante e ao mesmo tempo subjetiva.

O briefing deve incluir algumas referências e preferências pessoais: cores que podem ou não fazer parte do projeto, links de sites ou logotipos interessantes, incluindo as razões dessas escolhas. É uma forma rápida (e gráfica!) do cliente demonstrar quais as suas expectativas. Isso economiza tempo e dinheiro, reduzindo muito o número de alterações.

Com base nessas informações, é possível gerar um orçamento preciso e um prazo de desenvolvimento do projeto adequado e realista. Além disso, um bom briefing de criação evita muito tempo gasto com e-mails, ligações e reuniões improdutivas.

…..

Fonte (adaptado):
bettermarketing.pub