10 elementos essenciais para criação de qualquer site - Ale Borges - Web | Designer Gráfico
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10 elementos essenciais para criação de qualquer site

Embora cada designer tenha um planejamento diferente antes de construir um site, há sempre uma lista de verificação comum.

Desde muitos espaços em branco e ótimas imagens até funcionalidade de pesquisa e frases atrativas, esses elementos comuns são o que as pessoas esperam quando se trata de usar um site com facilidade.

Separei dez elementos que devem ser priorizados em um site e dicas sobre como usar cada um deles em seu site.

 

1. Espaço

O espaço é uma das ferramentas de design mais importantes porque dita tudo – desde o fluxo até a legibilidade. Diversos sites apresentam espaçamentos que não víamos na web antes. Margens grandes formando áreas de respiro ao redor dos textos, maior espaçamento entre linhas de texto e uso geral de espaço aberto.

A consistência no espaçamento também é bem importante. Elementos semelhantes devem incluir espaçamentos semelhantes. A quantidade de espaço entre as linhas em um parágrafo deve ser a mesma, assim como a quantidade de espaço ao redor das imagens.

Temos ainda o ponto focal. Uma imagem ou pedaço de texto cercado por um espaço em branco parecerá maior e mais importante do que aquele que está amontoado em um local menor ou mais apertado no layout.

Vale ressaltar que o espaço nem sempre é branco. Refere-se à falta de elementos, podendo ser igualmente uma cor de fundo ou uma textura.

Como usar: comece com elementos-chave como menus de navegação, por exemplo. Certifique-se de que os elementos estejam organizados de forma que inclua espaçamento definido entre os elementos. Isso fará com que cada botão ou palavra se destaque mais por si só.

 

2. Navegação Simples

A navegação deve ser fácil de identificar e de usar. Também é importante manter os menus de navegação no mínimo para não sobrecarregar os usuários. Dependendo do tipo de site, cinco a oito itens de navegação no menu são suficientes.

Há algumas ferramentas que ajudam os usuários a navegar por um site. Sites com rolagem parallax, por exemplo, geralmente tornam o site mais amigável. Quanto mais fácil for para as pessoas usarem e navegarem em seu site, maior será a probabilidade de elas interagirem com ele.

Como usar: lembre-se que os usuários desejam algumas coisas importantes da navegação: saber onde estão no site, ter uma maneira de voltar para Home, além de acessar qualquer subpágina sem se sentir perdido.

 

3. Sobre nós

É especialmente importante para uma pequena empresa ou proprietário de site informar aos usuários quem eles são. (Isso é menos importante para grandes empresas conhecidas, embora ainda seja uma prática comum.)

A página “Sobre nós” deve informar aos usuários quem você é e o que faz. Ele pode apresentar a filosofia ou objetivos da empresa ou até como o site surgiu. Esta página também pode ser o local para depoimentos de clientes ou usuários e histórias de sucesso. Também pode servir como porta de entrada para páginas relacionadas ou até mesmo perfis de redes sociais.

O único problema que costuma acontecer com as páginas “Sobre nós” é que elas ficam longas e prolixas. Mantenha a página simples; forneça aos usuários informações suficientes para que fiquem interessados, mas não entediados. E lembre-se de manter o design interessante.

Como usar: use a página Sobre nós para dar um pouco de personalidade à sua marca. Considere incluir fotos de sua equipe e uma breve biografia da empresa.

 

4. Informações de contato

As informações de contato geralmente aparecem de duas maneiras – no cabeçalho/navegação principal ou como uma página “Fale conosco” com um formulário ou informações expandidas. Qualquer uma das opções pode funcionar bem, dependendo do design do seu site.

A chave é torná-lo altamente visível. Ter informações de contato, como número de telefone, endereço físico ou formulário para entrar em contato com o proprietário do site, adiciona legitimidade ao seu site e ao seu negócio. Pode ser frustrante para os usuários quererem encontrar você e as informações não estarem claramente visíveis.

Como usar: adicione informações de contato a todos os cabeçalhos e/ou rodapés estáticos. Se você tiver um endereço comercial físico, inclua informações de localização. Considere um formulário de contato para que os usuários possam enviar e-mails diretamente do site.

 

5. Call to Action (ou Inscrição)

Na maioria dos casos, um site é a porta de entrada para uma ação – fazer uma venda, fornecer informações e coletar informações de contato. Para garantir esta ação, os apelos à ação precisam ser óbvios e fortes.

Primeiro, determine o que seu site deve fazer. Em seguida, projete-o de forma que a ação seja óbvia e leve os usuários a ela. Técnicas envolvendo teoria das cores, contraste e espaço podem ajudar a levar os usuários aos botões “certos”.

Um formulário de inscrição também pode ser um ótimo atrativo. Se esse for o seu objetivo, coloque o formulário em um local privilegiado e destaque-o. Torne o formulário simples e rápido de preencher. Mantenha o site sempre dinâmico.

Como usar: torne as frases de chamariz óbvias. O posicionamento deve ser em uma parte bem visível da página e próximo ao item ao qual se refere. Os botões devem ser de uma cor contrastante e dizer exatamente o que a pessoa deve fazer: compre agora, cadastre-se, baixe, envie etc.

 

6. Pesquisa

Essa ferramenta é vital para usuários recorrentes. Projete a caixa de maneira discreta, mas fácil de usar. Certifique-se de que a caixa seja grande o suficiente para digitar os termos do seu site. Se você usar um ícone para pesquisa, não há necessidade de inventar algo novo; use a lupa padrão.

Como usar: crie uma caixa simples que fique no topo do seu site para pesquisa. O canto superior direito é o local mais popular, o uso desse espaço é esperado e fácil de ser encontrado pelos usuários.

 

7. Rodapé Informativo

Um rodapé é a forma como você pode se conectar ao seu público com uma riqueza de informações sem atrapalhar o design. Como o rodapé está na parte inferior da página, é um local lógico para um pequeno mapa do site, informações da empresa ou de contato, links e contexto do seu site.

Torne o rodapé útil e simples. Ele deve ser projetado para combinar com o seu site, mas pode ter uma aparência muito mais minimalista. Facilite o uso.

Como usar: alguns dos melhores rodapés combinam muitos dos elementos acima. O rodapé costuma ser uma repetição de elementos encontrados em outros lugares (como adicionar pesquisa ao topo da página na navegação principal e novamente no rodapé). Também pode introduzir alguns dos elementos que citei caso não houver outra localização lógica no esquema de design.

 

8. Botões

Cada botão em um site deve ser reconhecível apenas como um botão. Eles devem ter a mesma forma, efeitos de design e sensação, independentemente da finalidade ou localização. Aqui a repetição e a consistência são a regra.

Como usar: desenvolva um conjunto de botões exclusivos para o seu site. Crie um tema com cores consistentes e que se destaquem dos demais elementos da página.

 

9. Imagens profissionais

Com imagens ou ilustrações produzidas e personalizadas você pode mostrar produtos, pessoas ou qualquer outra coisa para atrair os usuários ao seu site.

Caso não seja possível contratar um fotógrafo, considere usar bancos de imagens. Só tenha cuidado ao usar muitas imagens de banco, pois o site pode perder a identidade.

Como Usar: contrate um fotógrafo ou ilustrador para desenvolver e criar um conjunto de imagens. As fotos produzidas poderão ser aproveitadas durante muito tempo e ainda serem usadas em catálogos e/ou folder impressos.

 

10. Web fonts

A web já foi preenchida com um punhado de fontes – Arial e Courier vêm à mente – porque elas eram legíveis pela maioria dos computadores e navegadores. Mas isso é passado.

As web fonts são importantes por dois motivos principais – compatibilidade e licenciamento. Usar um serviço de fontes da web é importante para a otimização de mecanismos de pesquisa, e claro, não é preciso criar imagens com fontes especiais para manter uma determinada aparência de layout.

Como usar: comece com um serviço como o Google Fonts, que é gratuito, para implementar um conjunto de fontes bonitas e interessantes no design do site sem ter que gastar uma fortuna em licenciamento ou se preocupar com problemas de compatibilidade.

 

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Fonte (adaptado):
Design Shack